Dicas para deixar o cachorro sozinho

Dicas para deixar o cachorro sozinho

Você precisa sair e quer dicas para deixar o cachorro sozinho em casa? Com certeza seu coração precisa saber que seu aumigo ficará bem, não importa se passará o dia fora por conta do trabalho por exemplo, ou se vai deixá-lo por apenas alguns instantes. Pensando nisso, listamos algumas ideias práticas para te dar tranquilidade!

Aposto que seu desejo era que seu cãozinho pudesse te acompanhar em todas as ocasiões, não é mesmo? Mas, como isso não é possível, com certeza as dicas para deixar o cachorro sozinho podem te ajudar.

Essa questão sempre envolve muitas dúvidas por parte dos tutores, até porque existem alguns lugares que proíbem a entrada de animais e não podemos levá-los para todos os cantos.

Para começar, sabia que os peludos podem apresentar algumas alterações de comportamento e ser prejudiciais ao animal, como por exemplo, agitação, ansiedade e até mesmo estresse?

Pensando nisso, reunimos importantes dicas para deixar o cachorro sozinho, que podem evitar sofrimento por ficar sem companhia.

Este texto aqui tem um foco total no comportamento, mas se você quer saber como fazer biscoito natural para caes, leia esse artigo aqui.

Como saber se meu cachorro está estressado?

Os cães são animais muito sociáveis e gostam de passear, gastar energia e brincar, principalmente com seus tutores, mas ficar sem companhia pode gerar alguns problemas.

Problemas de saúde, latidos excessivos, agressividade e até mesmo excesso de lambidas que chegam a ferir a pele podem ser relacionados ao sofrimento do pet em ser deixado solitário. Portanto, o primeiro passo é identificar o que está errado antes que possa gerar complicações mais sérias ainda.

Leia também: Você sabe como limpar dente de cachorro?

Os principais motivos que geram estresse no seu cãozinho são:

  • Poucas atividades físicas para gastar energia;
  • Passeios muito curtos e rápidos;
  • Falta de brincadeiras dentro de casa;
  • Muitas horas sem ninguém por perto;
  • Falta de tempo do tutor.

Isso não significa que seu cachorro não possa ficar desacompanhado em casa, mas é importante que algumas dicas e regras sejam seguidas para que esses problemas sejam evitados. Confira a seguir algumas delas.

Para alguns, pode ser um pouco desafiador identificar essa ansiedade de separação e suas consequências, por isso elaborei aqui esse texto em que detalho as dicas para deixar o cachorro sozinho. Espero que te ajude a resolver essa questão de uma vez por todas!

Qual o tempo máximo que o cão pode ficar sem companhia?

Segundo médicos veterinários, não existe um tempo certo considerado como máximo para que o cachorro possa ficar só. Mas isso pode depender muito do comportamento e da personalidade do cão, principalmente se relacionados à sua rotina.

Para que os problemas sejam evitados, é importante que os estímulos certos sejam fornecidos ao longo do dia. Assim, o cachorro fica mais relaxado e não apresenta problemas ao ficar solitário em casa.

Com amor e carinho você conseguirá implementar nossas dicas para deixar o cachorro sozinho e conseguirá ficar com seu coração tranquilo.

O que precisa ser feito é deixar ele gastar muita energia brincando, levá-lo para passear e tirar um tempo para dar bastante atenção. Esse tempo precisa ser diário e os cachorros precisam sentir que estão tendo tempo junto ao dono para que o estresse seja diminuído e ele se sinta socializado.

Além de ser bom para o cachorro, tirar um tempo para brincar com seu animal também é muito bom para o dono. É um momento descontraído e que ajuda a manter a saúde do seu aumigo em dia. Sabendo disso, não economize no tempo de brincadeira e lazer com seu cachorro.

Caso não tenha esse tempo na sua rotina, contrate um DogWalker, Petsitter ou até mesmo procure uma escola para cães.

Dicas para deixar o cachorro sozinho

Se fosse possível, gostaríamos de ficar o tempo inteiro com o nosso cachorro por perto, não é mesmo? Mas caso você precise se ausentar por algum motivo, deixar o seu cachorro sem companhia não precisa ser um problema.

Aliás, você sabe quais são melhores raças de cães para companhia?

Para isso, é importante que você crie um ambiente saudável para ele, fazendo com que se sinta à vontade e diminua os quadros de ansiedade e estresse.

Com tantas atividades de brincadeiras disponíveis, você pode separar algumas delas para que seu cachorro não sinta tanto a ausência da família quando estiverem fora de casa.

Alguns exemplos é deixar petiscos e brinquedos disponíveis para se divertirem e se sentirem mais felizes e confortáveis em casa.

Confira a seguir outras dicas práticas:

  • Não deixe seu cachorro em ambientes ou cômodos muito pequenos, pois isso pode deixá-lo estressado;
  • Deixe toda a casa bem iluminada e com ventilação para que eles não se sintam mal;
  • Deixe a quantidade ideal de água e ração para que seu cachorro não sinta fome ou sede ao ficar sozinho;
  • Deixe a cama dele disponível por perto, pois, se ele se sentir cansado, poderá dormir;
  • Deixe alguns brinquedos espalhados pela casa, assim, ele se sente menos estressado e se distrai mais.

Aqui no site, apresento sempre algumas dicas que podem tornar o seu dia mais tranquilo. Por exemplo, já ensinei aqui como adestrar Shih Tzu.

Observações especiais para deixar o cachorro desacompanhado

Mesmo que cada cachorro apresente um comportamento específico por conta da sua personalidade, existem algumas regras importantes e observações para que a integridade do seu animal seja preservada.

Segundo veterinários, os filhotes precisam de uma atenção especial. Eles não podem passar muito tempo solitários sem supervisão. Isso porque são bagunceiros e hiperativos, e a tendência é aprontarem muito mais quando estão sem humanos por perto do que o comum.

Além desse comportamento, os peludinhos podem acabar colocando sua vida em risco com mais facilidade. Eles podem comer algum objeto que não deveria, cair de alguma altura ou subir em lugares muito altos.

Já os cães mais velhos, mesmo que sejam mais tranquilos, podem apresentar um comportamento incomum quando ficam sozinhos. Eles fazem suas necessidades em locais errados, salivam muito e podem se tornar destrutivos. Isso acontece, pois na fase idosa o cão não consegue se adaptar muito bem a mudanças em sua rotina.

Existem algumas opções de hospedagem para cachorro também, para caso você precise ficar muitos dias fora de casa. Essas opções são perfeitas e basta você escolher os hotéis que oferecem os melhores serviços.

Deixar seu melhor amigo pode ser um grande desafio, por isso, não deixe de colocar em prática essas dicas para deixar o cachorro sozinho.

Caso ache necessário, consulte um veterinário, para ter um atendimento mais especializado ao seu caso.

Esse texto te ajudou? Compartilhe nossa página com outros tutores!

Aproveite e veja outros materiais que preparei aqui:

Temas de festa para cachorro

Mensagem para mãe de pet

Deixe um comentário